quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O exterminador do futuro entra para a eternidade

Filme foi escolhido para ser preservado pela Biblioteca do Congresso.
Entidade dos EUA conserva mais de 500 obras cinematográficas diferentes.

0,,16231275-EX,00

Uma das frases mais famosas da carreira do ator Arnold Schwarzenegger será repetida pelas próximas gerações, agora que o filme “O exterminador do futuro”, de 1984, foi selecionado para o arquivo nacional de filmes dos Estados Unidos.
O filme de baixo orçamento dirigido por James Cameron criou um novo patamar para a ficção científica e fez de Schwarzenegger, hoje governador do estado da Califórnia, uma estrela. A Biblioteca do Congresso dos EUA anunciou na manha desta terça-feira (30) que o filme está entre as 25 películas que serão adicionadas ao Registro Nacional de Filmes.
O evento manterá a salvo a fria expressão “I´ll be back”(“Eu voltarei”) de Schwarzenegger contra a deterioração, juntamente com o som e as imagens de outros filmes escolhidos pela sua importância cultural. Entre os outros títulos incluídos no Registro estão o revolucionário “Hallelujah”, feito somente com atores negros, em 1929; A adaptação feita em 1967 pro Richard Brooks para o romance “A sangue frio”, de Truman Capote; e o filme “Amargo pesadelo”, de 1972, baseado no romance de James Dickey que conta a história de quatro executivos em uma aterrorizante viagem de canoa pelas florestas do estado da Geórgia.

Preservação

“O registro ajuda a nação a entender a diversidade da herança cinematográfica dos Estados Unidos e também a necessidade de sua preservação”, disse o bibliotecário do Congresso James H. Billington durante o anúncio dos selecionados de 2008. “A nação perdeu quase metade dos filmes produzidos antes de 1950, e 90% daqueles filmados antes de 1920”.
Com o passar do tempo, filmes antigos, baseados em nitrato e acetato, começam a deteriorar, explicou Billington. A Biblioteca do Congresso está trabalhando para digitalizar e preservar trechos de áudio e vídeo que estão sob risco, em seu novo Packard Campus, do Centro Nacional de Conservação Audiovisual, uma construção de US$ 250 milhões construída nas colinas próximas à cidade de Culpeper, no estado da Virginia.
Com as adições feitas nesta terça, o total de filmes no registro chega a 500. O registro, estabelecido pelo Congresso em 1989, trabalha com arquivos cinematográficos e estúdios de cinema que detém os direitos de certos filmes para garantir que as cópias originais sejam mantidas em segurança. O registro também adquire uma cópia para a preservação em seus próprios cofres, ao lado de outros milhões de registros.
Os curadores escolhem filmes baseados na sua importância cultural, história ou estética, afirmando que seu gosto nada tem a ver com aquele dos críticos. E muitos dos filmes selecionados não são nada cinematográficos: Entre os incluídos em 2008 está um filme caseiro, “Disneyland dream”, que documenta a viagem de uma família ao recém aberto parque de diversões dos estúdios Disney, em 1956.

Fonte G1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails